Linha de pesquisa
A linha de pesquisa “GeoAstro-Poéticas: articulações experimentais entre Artes e Ciências no Antropoceno” surge da colaboração entre as artistas e professoras Mari Fraga e Paula Scamparini. Esta iniciativa transdisciplinar promove diálogos públicos entre artes e ciências, articulando pesquisa e extensão e contando com o envolvimento de pesquisadores e professores, especialmente nas áreas de Geologia (IGEO UFRJ) e Astrofísica (Observatório do Valongo UFRJ e Museu de Astronomia do Rio de Janeiro – MAST).
A proposta dedica-se à experimentação artística a partir de estudos e imersões nas áreas da Astronomia e Geologia, criando uma sinergia que transcende as fronteiras tradicionais e gera novas formas de expressão e compreensão no contexto do Antropoceno. Ao conectar arte e ciência, busca-se explorar e questionar as relações entre humanos e o planeta, ampliando possibilidades criativas e críticas.
Nesta seção, apresentamos documentações de intercâmbios, imersões e obras artísticas já realizadas, evidenciando o potencial dessa iniciativa interdisciplinar.